Elevador quebra e deixa ala do Hospital Municipal de Natal sem funcionamento

Uma ala inteira do Hospital Municipal de Natal, em Petrópolis, na Zona Leste da cidade, está fechada para atendimentos por causa de um problema no elevador, de acordo com servidores da unidade. O equipamento, que já costumava dar problemas, voltou a quebrar no fim do ano passado e até agora não foi consertado.

Com a interdição do setor, que fica no 2º andar do prédio, o hospital está com cerca de 25 leitos de enfermaria a menos, o que está sobrecarregando unidades de pronto atendimento (UPAs) e os outros setores do hospital.

A superlotação nas UPAs forçou, inclusive, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a abrir, no fim da semana passada, um serviço de atendimento a urgências em duas unidades básicas de saúde (UBS): em Pajuçara (Zona Norte) e Cidade da Esperança (Zona Oeste).

A orientação da Prefeitura do Natal é que essas unidades sejam procuradas por pacientes com quadros urgentes, mas de menor gravidade (como dores no corpo e febre de até 38 graus). Os postos, porém, não funcionam depois das 19h.

A Secretaria de Saúde afirmou que o Hospital Municipal está passando por obras. Os serviços visam à adaptação da unidade para receber a Maternidade Araken Pinto, que hoje funciona no Tirol. A pasta deu 60 dias para que a obra seja finalizada.