Foto: Myke Sena/MS
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, defendeu nessa sexta-feira (22/4) a venda de vacinas contra Covid pelo setor privado. A fala foi feita durante entrevista exclusiva à coluna Igor Gadelha, do Metrópoles.
Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin), o titular da pasta defende que o ministério fique responsável pela imunização de grupos prioritários, que serão incluídos de forma definitiva no Plano Nacional de Imunização (PNI).
“Como superamos essa situação [da emergência sanitária], eu pessoalmente sou muito a favor de que essas vacinas sejam naturalmente disponibilizadas nas clínicas”, afirmou.
Queiroga explicou que a legislação que restringia a compra do imunizante pelo setor privado visava “garantir o acesso às vacinas, porque naquela época existia escassez desses insumos”.
Queiroga também antecipou que o governo prepara uma medida provisória para obrigar que empresas da indústria farmacêutica tornem públicos dados sobre financiamento a médicos. Segundo Queiroga, o objetivo é evitar conflitos de interesse.
Metrópoles