De volta à Câmara, Júlia Arruda deve buscar vaga na AL

Depois de passar nove meses como titular da Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh), Júlia Arruda reassumiu o cargo de vereadora de Natal na última segunda-feira (4), em posse realizada na presidência da Câmara Municipal de Natal. Com o retorno da vereadora, o suplente Pedro Gorki deixou o Legislativo. A expectativa é de que Júlia e Gorki façam uma ‘dobradinha’ para as eleições deste ano.

“Depois de umas das experiências mais intensas na minha vida pública e com as energias renovadas, estou de volta à Câmara Municipal de Natal para reassumir o mandato como vereadora de Natal. Trago na bagagem e no coração esses nove meses à frente da @semjidhrn, uma secretaria tão diversa, tão plural e tão necessária, que me acolheu de braços abertos, somou aprendizados e ampliou minhas visões de mundo, me possibilitando acumular experiência através da gestão no Executivo, pelas vias do diálogo, criar conexões e propor soluções criativas para os desafios do dia a dia. Agora, a ordem do dia é arrumar a casa de volta, realinhar as pautas, elencar prioridades e retornar às atividades legislativas”, disse a vereadora em suas redes sociais.

Sobre a experiência de assumir um cargo no Executivo pela primeira vez, após mais de uma década no Legislativo, Júlia Arruda afirmou que “estar do outro lado me deu essa visão de como é atuar no Executivo, estabelecendo outros contatos, e abriu também o nosso leque de atuação podendo chegar aos outros municípios, interiorizando as ações e com pautas que eu dialogo diariamente no nosso mandato aqui. Uma experiência que me deu mais amplitude, mais visão de mundo, com perspectiva de levar a política pública para o interior do Rio Grande do Norte. Então, volto com as energias renovadas para retomar o mandato e fazer valer o voto que recebi dos natalenses.”

Este contato com os municípios, inclusive, pode ser um dos motivos que a fizeram se interessar em concorrer a um cargo no Legislativo Estadual. O retorno da vereadora à Câmara de Natal se deu no período definido como limite pelo Tribunal Superior Eleitoral para que ocupantes de cargos se descompatibilizassem para concorrer às eleições. Embora não tenha manifestado publicamente o desejo em concorrer no pleito deste ano, o retorno à Casa no período adequado pode ser considerado um aceno de que o interesse existe.

De acordo com o presidente municipal do PC do B em Natal, Jan Varela, a expectativa é de que ela seja candidata à deputada estadual em uma dobradinha com Pedro Gorki, seu suplente na Câmara, que deve concorrer para deputado federal. “O PC do B quer e trabalha com a possibilidade de Júlia Arruda ser nossa candidata a deputada estadual, formando uma nominata com o vereador Luciclaudio de Santa Cruz e Paulo Silva, que é professor da UERN e presidente do PC do B em Mossoró. Dentro da federação formada pelo PC do B, PT e PV, o nome de Júlia seria um nome forte, que mobilizaria toda a nossa militância, os 25 diretórios do RN, incluindo Natal, que tem uma forte presença política na cidade. Além disso, acreditamos que uma dobradinha com Pedro Gorki, que desenvolveu um excelente mandato na Câmara durante estes nove meses, poderia potencializar e resultar na conquista de uma cadeira na Assembleia Legislativa”, pontua Jan Varela.

Com 21 anos de idade, Pedro Gorki foi o vereador mais jovem a assumir um mandato na CMN. Já a publicitária Júlia Arruda é uma veterana na política, com quatro mandatos. Em 2012 ela foi a primeira mulher a ser reeleita vereadora na história do Legislativo da capital potiguar e a primeira a assumir, temporariamente, o cargo de presidente da casa. Agora, correligionários acreditam que é a hora de tentar chegar à Assembleia Legislativa.