No último domingo (27) Natal (RN) retomou a realização de transplantes de coração por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia foi realizada a partir do convênio firmado entre a Prefeitura do Natal (RN), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), Hospital Rio Grande, Governo Federal e Governo do Estado do Rio Grande do Norte (RN). Após mais de 10 anos sem realizar o procedimento, o município se consolida novamente como prestador desse serviço e se prepara para o próximo passo: iniciar transplantes de fígado. O paciente transplantado apresenta boa recuperação e encontra-se em observação na unidade de saúde conveniada.
A logística para realizar um transplante tem início com a doação do órgão através do consentimento dos familiares, em seguida o estado fica responsável pela captação desse órgão, para que posteriormente o município possa administrar a operação por meio da contratação de um prestador de serviço especializado, com recursos oriundos do Ministério da Saúde.
“Enquanto médico fico muito feliz com esse feito para a saúde da nossa cidade. Isso significa que mais pacientes do município vão ter acesso ao transplante aqui mesmo na capital, sem haver necessidade de se deslocar ou ficar longe da família”, comemora o Prefeito Álvaro Dias.