O número de conversões de veículos para o Gás Natural Veicular (GNV) no Rio Grande do Norte aumentou cerca de 320% no primeiro bimestre de 2022 comparado com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) e se referem aos veículos regularizados junto ao órgão.
Em janeiro e fevereiro de 2021, foram realizadas 150 conversões para o GNV no estado. Em 2022, o número saltou para 481. O crescimento se deve a maior competitividade do GNV. Enquanto os combustíveis líquidos passam por sucessivos aumentos de preços, o GNV registrou queda na tarifa.
“Além da economia proporcionada pelo uso do GNV, a Potigás também está com a promoção ‘Vai no gás com bônus de mil reais’ que faz com que o retorno do investimento da conversão seja ainda mais rápido”, explica Franciney Souza, gerente Comercial da Companhia Potiguar de Gás (Potigás).
A demanda das convertedoras aumentou tanto que agora os proprietários dos veículos precisam agendar a instalação. “Não temos mais condições de iniciar o serviço no mesmo dia. Estamos agendando para oito dias porque a procura aumentou em mais de 100% aqui na oficina”, afirma Leda Silva, proprietária da convertedora Gascar, que foi certificada como Instaladora Nota 10 pela Potigás.