Lei torna bloco carnavalesco ‘Baiacu na Vara’ patrimônio imaterial de Natal

O tradicional bloco carnavalesco Baiacu na Vara, que desfila na praia da Redinha, se tornou um patrimônio cultural de natureza imaterial da cidade de Natal. A inclusão se deu por meio da Lei nº 7.297, publicada na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Município.

Já são mais de 30 anos que o bloco é presença marcante no Carnaval da capital potiguar. Fundadora do bloco, Cristina Medeiros, contou que tudo nasceu de uma simples brincadeira. Ela afirma que esteve em Olinda por diversas ocasiões com o “Bacalhau do Batata”, tradicionalismo bloco da cidade pernambucana, mas que botou na cabeça que queria formar o próprio bloco.
A proposição do bloco como patrimônio imaterial foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal e chegou para a sanção do Executivo. A autoria do projeto foi da vereadora Margarete Régia (PROS).
“Falei com os organizadores que iria formar lá em Natal um bloco. Na terça feira, convidei amigos e colegas, mas eu nem sabia como iria acontecer. Na quarta feira de cinzas, pra minha surpresa, foram lá em casa perguntar pelo meu bloco, aí tive que agir… Foi o início de uma linda história no ritmo do carnaval”, lembra Cristina Medeiros.