Tragédia do Baldo completa 38 anos: relembre acidente que marcou Carnaval de Natal

Este ano completa 38 anos da Tragédia do Baldo, um dos acidentes mais trágicos da história de Natal. Ocorrido na madrugada de 25 de fevereiro de 1984, o atropelamento causou mais de dezenove mortes e doze pessoas feridas.

O incidente foi provocado pelo motorista de ônibus, Aluízio Batista Freitas. Em virtude de saber que teria de trabalhar além do seu expediente, devido um acordo da prefeitura em transportar membros das escolas de samba, além do desentendimento do motorista com os passageiros do ônibus, Aluízio teria ficado irritado com a situação, motivando a tragédia.

Na descida da avenida Rio Branco, após se chocar com um Fusca, o ônibus avançou em alta velocidade num bloco de rua, o “Bloco Puxa-Saco”, provocando diversas vítimas que estavam presentes no local. Aluízio fugiu após o acidente, prestou um depoimento e novamente esteve foragido.

Aluízio Farias Batista é condenado por ter matado 19 pessoas atropeladas no carnaval em Natal — Foto: Arquivo
Arquivo

O motorista foi denunciado em 1997 e condenado a 21 anos de prisão em 2009, responsável pelos dezenove homicídios. Um morador de rua se identificou como Aluízio em 2021, mas após testes do Itep, a identidade não foi confirmada e foi liberado.