Mais de 23 quilômetros de cabos de energia foram furtados ao longo de 2021 em Natal, de acordo com informações levantadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).
A quantidade de fios roubados seria suficiente para ligar toda a orla da capital potiguar, da praia de Ponta Negra à Redinha, na Zona Norte.
Segundo o município, os casos têm sido cada vez frequentes e ocorrem inclusive em vias movimentadas da cidade.
A quantidade fios roubados no ano passado cresceu mais de 20% em relação ao ano anterior, quando foram roubados cerca de 19 mil metros, segundo o secretário de Serviços Urbanos, Irapoã Nóbrega.
“A maior prejudicada é a população, porque ao invés de estarmos investindo em modernização de novas áreas, temos que recuperar a iluminação que está sendo roubada. A gente precisa que a população nos ajude denunciando, ligando para o 190, é uma denúncia anônima”, afirmou.
O secretário também cobrou investigação dos casos por parte da Polícia Civil. “Faz três anos que estamos falando sobre isso e nenhuma ação é feita”, disse.
Alta de furtos em todo o estado
Segundo a Companhia de Energia do Rio Grande do Norte, Neoenergia Cosern, somente em janeiro de 2022 foram registradas 470 ocorrências em todo o estado. O número é 12 vezes maior que em janeiro do ano passado.
Ao longo de 2021, houve 1.230 casos, segundo a companhia.